O ego é a roupa da alma

Sempre que usamos de disciplinas espirituais para manter a nossa identidade e segurança, estamos servindo os interesses do nosso ego. Na realidade criamos um embrulho da caixa onde estamos em vez de sair dessa caixa. Colocamos grades novas e mais fortes na nossa prisão.

Se bem que possamos observar todas estas partidas do nosso ego, não vale a pena sermos duros com nós próprios. Estando conscientes do que se passa é a melhor forma de nos libertarmos da prisão dos jogos da nossa mente. O importante é estarmos atentos aos medos característicos da nossa personalidade, e abrir-mo-nos ao Amor, à sabedoria e ao poder manso que existe dentre nós e descobrirmos assim quem realmente somos.

Segundo Krishnamurti:

Se realmente examinarmos o nosso coração, muitos de nós veremos que buscamos segurança, conforto, lugares seguros, e com essa busca envolvemo-nos com filosofias, gurus, sistema de disciplinação pessoal...durante esses esforços para escapar ao medo, começamos a nos esconder por detrás de crenças, e assim aumentamos o nosso egotismo pensando aumentar a nossa consciencia; acabamos por crescer assim mais devagar...



"Todos querem ser alguém; ninguém quer crescer."

- Johann Wolfgang von Goethe

Assim passamos a maior parte da vida colocando a máscara daquilo que queremos mostrar aos outros - daquilo que é a nossa programação, cheia de limitações.

Acabamos sabotando a vida com toda esta "tralha" que carregamos.
Acreditamos que não valemos mais pois é assim que nos foi ensinado. Na realidade podemos ser tudo aquilo que quisermos - basta escutarmos a voz interior para que tenhamos o maior poder do mundo. Só que esse poder é manso e só se manifesta quando deixamos de lado o julgamento, dos outros e de nós próprios.

Escondemo-nos por detrás dos diplomas, nos troféus das competições, dos empregos bem pagos, dos bens materiais, etc, ficamos tão viciados no poder e no ter que acabamos por não nos aperceber que estamos vivendo - ficamos sempre focados no passado ou no futuro, quando o poder maior está no agora, no deixar acontecer cada segundo num momento de criação. Na realidade é tão simples que parece tão difícil - basta deixar acontecer - basta deixar as nuvens do passado passarem e deixar os raios de sol brilhar - é assim que acontece na natureza e tudo é perfeito se não nos opormos a essa naturalidade.

E o alimento maior que nos nutre é a sabedoria que vem de dentro de nós.

Luís Guerreiro

Comentários

Postagens mais visitadas